lunes, 28 de diciembre de 2009

Sobre coelhos e burros...

Habilidosamente um mágico engravatado retira da cartola um coelhinho branco. A plateia, que acabara de ver o grande mágico colocar na cartola um grande lenço branco, fica espantada: como pode um lenço branco ser agora um coelho? E aplaude. A plateia sabe se tratar de um truque de ilusionismo, mas, não sabendo explicar como fora feito, fica admirada. Mas, ironicamente, os nobres membros da plateia não ficam surpreendidos de serem os coelhos da grande cartola da vida. Não querem saber como esta mágica da vida foi feita, embora a maioria se contente em aceitar que há um mágico.

A única diferença entre nós e o coelhinho branco da cartola é que o coelhinho não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de explicar como tudo isso funciona.

O coelhinho branco é na verdade o universo. A plateia são os seres microscópicos que vivem na base de um dos vários pêlos do coelho. Mas caso você não queira fazer parte da medíocre plateia que fica bem no fundo do pêlo, deverá tentar subir da base para a ponta dos finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico.

A única coisa de que precisamos para nos tornarmos filósofos (ou bons viventes) é a capacidade de nos admirarmos com as coisas. Embora as questões filosóficas digam respeito a todas as pessoas, nem todas se tornam filósofos. Por diferentes motivos, a maioria delas é tão absorvida pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida. Elas se alojam bem na base do pêlo do coelho ou fazem um ninho bem confortável em algum lugar e ficam lá pelo resto de suas vidas. Mas...

Senhoras e senhores: o espetáculo vai começar!!!!

Olhem, senhoras e senhores, lá vêm elas: as estrelas asteriscos!!!!!
Caem riscando o céu!! Observações brilhantes:

*
*
*
*
*
A vida, abaixo, é de papel

*Querer ser dono de coisas ou pessoas é pôr a corda no pescoço:
A palavra “Nosso” e “Posso” só tem nó, pó e osso

*Há que se mudar a tática... abortar a estética... estrupar a prática...parir a ética

*O início? Algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada ou sempre existiu!

*Pequeno conto: erra uma vez...
Erra duas, três, 4, 5, 6... Tanto errou que um dia acertou

*Seja um burro e goste de sê-lo... Deixe, enfim, testemunho bravo brando, sua filosofia de estribeira, ata que não desata; seu zurro juramento: mandíbula, casco e crina, seja um burro 100%, ou, se preferir, vulgo jumento

*Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe

*Mas há luz no fim do túnel...mas vão cortar se você não pagar: bem vindo ao mundo capitalista... ah não, você já conhece este mundo bem...desculpe-me!

*Então, apenas viva...se entregue e erre

*Apenas brilhe na ponta de um fio de pêlo de coelho

*Ame e descubra o amar nobre tripulante de coelhos interestelares



Ops...

Senhoras e senhores: o espetáculo acabou... *

* ... *

... etc ... *

1 comentario:

Unknown dijo...

da onde vc tirou este texto???


pablo carioca...

visita o meu blog: http://wordpress.com/deepwatch